25% do seu dinheiro ralo abaixo – como a má gestão de tempo afeta seus resultados


Uma pesquisa feita pela a America Online e o site Salary.com concluiu que, nos EUA, o trabalhador médio desperdiça cerca de duas horas por dia. Isso significa ao redor de 10 horas por semana. Como você se sente em relação a isso? Apesar de todo o esforço, acordar cedo, enfrentar prazos apertados, um quarto de seu dinheiro suado desaparece pelo ralo sem que você sequer perceba. Um ano tem 52 semanas, então o total são 520 horas por ano. Isso corresponde a mais de três semanas de trabalho. Se você for um administrador, souber o custo horário de um empregado e fizer os cálculos... Bem é melhor estar sentado.


Estes números são reais?


Apesar de o artigo citado acima não mencionar o método utilizado em detalhe, a amostragem e a equipe que analisou os dados parecem consistentes. Além disso, a experiência com o registro da utilização do tempo costuma revelar dados não muito diferentes. No entanto, independente de os números apresentados serem ou não exatos ou significativos para outras realidades, a pesquisa mostra uma tendência verdadeira. É importante considerar que a noção de “tempo perdido” depende de muitas variáveis e muda de acordo com o tipo de trabalho, país ou pessoa
Independente de o objetivo ser trabalhar apenas 6 horas diárias e ter mais tempo livre ou esforçar-se para tirar o máximo de proveito produtivo do seu dia, é importante identificar em que foi utilizado o tempo não produtivo. Não se trata necessariamente de preencher aquele tempo com mais trabalho mas de ter a possibilidade de realizar uma melhor gestão de tempo.  Por exemplo, um freelancer que reserve oito horas do dia para o trabalho, ao se dar conta de que duas delas não são produtivas pode escolher encurtar seu tempo dedicado aos projetos e preenche-lo com outras atividades.

Implementando o Time Tracking


Cronometre seu tempo de trabalho e registre a que se dedicou em cada parcela do dia. Pare o cronômetro a cada vez que vá tomar um café, comer, etc. Para dar mais agilidade ao processo, utilize uma ferramenta de controle da utilização do termpo ou “time tracking” (nossa dica: primaERP.com). Muito em breve terá uma ideia de quanto tempo foi utilizado naquele trabalho ao qual você se propôs e quanto foi utilizado em outras atividades em um dado período de tempo. Conhecer seu adversário é o primeiro passo para superá-lo. Disciplina e perseverança vêm logo em seguida.
Se você gerencia uma equipe pode solicitar que os membros do time compartilhem seus registros de tempo com você. Com isso é possível comparar e observar quem executa cada tipo de tarefa com maior eficiência e redistribuir as responsabilidades. Um bom aplicativo de time tracking vai ser capaz de disponibilizar automaticamente esses dados em detalhe e na forma de relatórios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 erros que resultam em falta de tempo

Ferramentas úteis para equipes remotas, teletrabalho e home office

A história do cliente - Maturus, n.p.o.