Permita-se uma pausa para refletir!



Verifique seu e-mail, contate o seu colega, delegue seu trabalho, volte aos e-mails, lembre-se que alguém está vindo para consertar a fechadura da porta do edifício, escreva as atas de reuniões, participe do almoço com o novo cliente, fique preso no trânsito, volte para o escritório, verifique a agenda, remarque seu ncompromisso para o dia seguinte, escreva outro e-mail, verifique o orçamento que lhe foi enviado há 3 semanas... trabalhe! Continue indo adiante, sem parar! Não desperdice seu tempo! Avante! Continue! Nada de parar! Ah!!! BASTA! CHEGA! 

Se isso soa muito familiar, pare e faça uma pausa caso deseje alcançar algo efetivamente e ainda manter sua sanidade mental.

É muito comum cair na armadilha de acreditar que o tempo está escapando entre os dedos e que é preciso segurá-lo como se o nosso sucesso dependesse disso. Um grande número de empresas acreditam que a produtividade dos funcionários (e por vez, a rentabilidade) só depende de manter um ritmo de trabalho desenfreado e um ambiente de pressão ilimitado.

Não ajuda nada o fato de que vivemos em um mundo onde a tecnologia preenche todas as lacunas do nosso tempo. Cada vez que sobra uma pausa para refletir (mesmo que seja para ir ao banheiro ou de um lugar a outro no mesmo espaço), agora é preenchido com alguma atividade simples e estimulante. No fim das contas, estamos perdendo a oportunidade de olhar para a frente ou para dentro de nós mesmos para encontrar uma ideia, o que nos ensine algo novo ou nos ajude a resolver um problema. Isso pois essas ideias não podem acessar nossas mentes se o espaço já está preenchido por aplicativos ou por nossas caixas de entrada de mensagens.

Juliet Funt, diretora-geral da empresa de consultoria "WhiteSpace at Work", fala sobre a premissa de que as empresas devem implementar pausas estratégicas chamadas "brancos" no ambiente de trabalho. Esse espaço/tempo, pode ser utilizado pelo funcionário para gerenciar seu desempenho individual e ser mais criativo, produtivo e comprometido como lhe foi dado um momento para fazê-lo. Ela diz:


"Quando as pessoas trabalham continuamente e fazendo uma tarefa após a outra sem tirar um tempo para uma pausa dedicada a pensar e reiniciar a mente, é simplesmente impossível de obter os resultados criativos e complexos que eles teriam sido capazes de atingir se tivessem a pausa."


É por isso que pausar e refletir sobre o que estamos fazendo e sobre quais são nossos objetivos, é uma atividade essencial tanto para nossa vida profissional quanto pessoal.

Dentro de alguns dias, 2015 vai acabar e muitos de nós terão dias de folga, que podem ser utilizados para sair da "montanha-russa da vida" e tirar um tempo para reflexão. Confira o que você fez ao longo do ano, tanto pessoal quanto profissionalmente, e faça uma avaliação honesta. Tire um momento para apenas observar, sem pensar sobre o que você tem a fazer, mudar, parar, etc. e apenas concentre-se na observação. Reflita sobre as coisas ou situações que de alguma forma estão dificultando sua capacidade de obter os resultados desejados ou, pelo contrário, que estão levando você na direção certa.

A maioria dos profissionais concorda que o primeiro passo para aumentar a produtividade é ter clareza sobre aquilo que deve ser feito no dia. Se você não sabe disso, se falta um ponto de partida, se torna muito difícil melhorar a si mesmo. Mas como você sabe a verdade a respeito de seu comportamento e sobre aquilo que você está fazendo? E como é que vamos registrar com precisão o nosso tempo (de trabalho) sem gastar horas com isso e sem perder a concentração?

Talvez seu primeiro impulso seja olhar sua agenda ou tentar lembrar as coisas que fez. No entanto, lamento informar, a informação obtida provavelmente vai ser imprecisa e não vai ajudar a identificar para onde e como vai seu esforço. Infelizmente não podemos voltar no tempo mas temos uma sugestão para a partir de agora: adote o hábito de registrar o tempo (o conhecido time tracking).

Você pode discordar disso, como outros que escreveram artigos argumentando que ferramentas de registro de tempo não melhoram a produtividade. Até certo ponto, eles estão certos, pois o time tracking, por si só, não facilita na administração, não ajudar a fazer as coisas mais rápido, não desenvolve melhores projetos, não gerencia atividades. o que ele faz é  nos ajudar a reunir as informações que precisamos para analisar o que estamos fazendo e saber como podemos melhorar.

Lembre-se que o mais importante não são os dados em si mas sim aquilo que fazemos com eles. Verificar quantas horas utilizamos e gravar o que temos feito é inútil se analisar esta informação não se tornar um hábito e, acima de tudo, sem que algo seja feito com ele. Sem esta ação, as "lacunas" se tornam inúteis naquilo que diz respeito à melhoria da vida.

Portanto, reveja aquilo que você fez, seja objetivo. Não repreenda a si mesmo por erros e seja honesto consigo mesmo. Só assim você pode encontrar uma maneira de simplificar e se livrar de tarefas sistemas ou hábitos inúteis bem como de pessoas negativas e qualquer outra coisa que está colocando você para baixo. Aproveite a oportunidade desta temporada de festas para abrir sua mente, passar longe da montanha russa do dia a dia e encontrar um caminho mais agradável e melhor :-). Com isso em mente, a primaERP deseja boas festas e uma feliz reflexão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 erros que resultam em falta de tempo

Ferramentas úteis para equipes remotas, teletrabalho e home office

A história do cliente - Maturus, n.p.o.