Dicas de TIME TRACKING: às vezes, o caro sai barato.

A descoberta
Por questões de trabalho, frequentemente tenho que viajar pela cidade inteira, e até fora dela, para visitar meus clientes. Geralmente, uso carro mas, há algumas semanas, como não havia terminado um relatório que precisava entregar a um cliente, decidi ir de taxi para poder termina-lo.

Embora me tenha saído um pouco mais caro, como não era eu que dirigia, pude utilizar o tempo da viagem para terminar o relatório e entregá-lo ao cliente. Feliz com a experiência da ida, na viagem de retorno, aproveitei o tempo para responder alguns e-mails e fazer algumas chamadas telefônicas. Graças a meu novo método de utilização do tempo, quando cheguei em casa, ao contrário de como haviam sido meus dias anteriores, pude descansar.

Isso foi uma grande e agradável surpresa. Sempre pensei que utilizar taxi significaria necessariamente gastar mais do que gastaria fazendo o trajeto de carro. Portanto, após essa experiência, decidi tirar a prova sobre qual seria o meio mais eficiente de transporte.

O experimento consistiu em registrar o tempo que me custou para ir de um ponto a outro de meu trajeto, alternando entre carro e taxi a cada vez que repetia um trajeto. Quando utilizava o taxi, tratava de registrar todas as coisas que fazia no caminho.

Um dia mais proveitoso
Passadas duas semanas, constatei que, embora viajar de carro me custe menos (de imediato e em valores brutos) o taxi me oferecia a possibilidade de um tempo mais produtivo e eficiente.

Com o taxi, o tempo do trajeto passou a representar um período remunerado. Dessa maneira, ainda que o gasto fosse maior, o fato de aquele passar a ser um tempo pelo qual me estavam pagando, tornava a viajem de taxi financeiramente mais vantajosa.

Na maioria das vezes, o valor da corrida de taxi me custa, por hora, menos do que cobro de meus clientes. A viagem de carro vai me custar o combustível e o estacionamento além de não me proporcionar um tempo para que eu invista em outras atividades que proporcionam retorno financeiro.

Avaliação de registro no primaERP TIME TRACKING
Avaliação de registro no primaERP TIME TRACKING

A opção pelo taxi se mostrou mais proveitosa e produtiva, quando há algo que pode ser feito e que não poderia se eu estivesse no volante. Faça a experiência, registre seu tempo e faça as contas.

Veja a comparação de dois dias de trabalho. No primeiro, fui de dirigindo e marquei em vermelho, como em geral faço com os registros de tempo relativos a atividades pelas quais não me pagam. À direita, meus registros de tempo relativos ao trabalho executado durante as viagens de taxi .Elas me foram financeiramente mais vantajosas, apesar de mais longas, dado o trânsito (ou justamente por isso, uma vez que havia bastante a ser feito).

Conclusão
É comum que reclamemos do tempo gasto com viagens, especialmente com o tráfego atual da maioria das grandes cidades. Muitas vezes escuto as pessoas contabilizando o tempo perdido no trânsito e as coisas que poderiam estar fazendo naquele tempo.
Esta reportagem da CNN conclui que, na cidade de São Paulo, em cada ano, o equivalente a 1 mês chega a ser gasto no trânsito. Concluí ser mais proveitoso tentar utilizar o máximo possível deste tempo em atividades produtivas. Seja organizando meus relatórios, ligando para meus clientes ou escrevendo este artigo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 erros que resultam em falta de tempo

Ferramentas úteis para equipes remotas, teletrabalho e home office

A história do cliente - Maturus, n.p.o.