Desta vez, cumpra suas promessas de Ano Novo!


O ano mal começou. Para muitos é o melhor momento para olhar para trás e planejar adiante. Você possivelmente já quebrou algumas de suas promessas de Ano Novo. De acordo com um estudo britânico, apenas 12% de nós vai manter as promessas até o fim do ano. Como ter uma chance melhor de conseguir desta vez? Preparar uma caneta e um pedaço de papel e vamos trabalhar nisso!

Liste seus sucessos do ano que passou


Divida o papel ao meio. À esquerda coloque todas as suas realizações. Tudo que você consiga se lembrar, não importa o quão sem importância possa parecer. Colocar esses pensamentos no papel pode ajudar a analisar melhor a informação. Coloque lá aquilo que você conquistou em áreas como trabalho, família, saúde, recreação, educação (desenvolvimento pessoal) e finanças.

Você pode ter uma agradável surpresa. Nestes tempos agitados que vivemos, alguns momentos de quietude para avaliar os resultados e reconsiderar as direções podem se fazer necessários.

Liste aquilo em que você sente que falhou no ano que passou


Agora, o lado direito do papel. Faça uma lista das coisas nas quais você considera que você falhou no ano passado. Tenha em mente, no entanto, que falhar não significa necessariamente ter feito algo errado. Pense em cada insucesso como uma experiência que oferece oportunidades para crescer. Pense sobre os aspectos positivos que suas perdas trouxeram.

Por exemplo, se no ano passado algo não foi bem com o seu negócio, pondere sobre se a experiência pode ajudar a escapar de uma situação semelhante no futuro. É melhor olhar em frente e pensar que você pode mudar tudo para melhor. Considere se isso abriu a oportunidade de encontrar um novo empreendimento ou nicho.

Pense naquilo em que você falhou, naquilo em que não prestou atenção suficiente, as coisas para as quais você não dedicou tempo suficiente. É bastante provável que ao criar esta lista você perceba as deficiências de seu planejamento. Por exemplo, você pode entender que suas metas e planos eram vagos, ou não realistas.

Agora olhe para cada item separadamente e veja se você pode encontrar algo de positivo. Verifique se algumas de suas realizações veio de uma das coisas que você entende como falha. Reconsidere se esse elemento pertence à lista onde você colocou inicialmente. Se assim for, mude de coluna. Rasgue a folha ao meio e destrua a lista de falhas. Você vai manter a lista que contém aquilo que pode inspirar a iniciar o planejamento para o novo ano de forma consistente.

Liste aquilo que você quer alcançar


Mais uma vez, crie duas listas. Em uma delas escreva aquilo que você quer realizar. Concentre-se em seus pontos fortes, nas coisas que você faz bem e que mais lhe animam. Na segunda lista anote como você espera estar se sentindo sobre si mesmo em um ano. Se os itens de listas opostas de alguma forma entrarem em conflito, remova uma delas priorizando eliminar aqueles que você acredita que estão lá por pressão do mundo externo. Você, então, ter uma lista única que consiste em objetivos pessoais para avançar.

Divida seus objetivos em categorias: pessoal, trabalho, família, etc. Depende de você como definir cada categoria e onde cada item pertence.

Classifique seus objetivos por prioridade e liste os detalhes mais relevantes em cada um deles. Por exemplo, se você quer viajar, imagine onde você gostaria de ir, quem você gostaria de levar consigo e quanto deve custar.

Tenha um plano e acompanhe o seu andamento


Para alcançar metas é preciso passar pelas etapas que levam a isso. Divida seus objetivos em atividades realizáveis e que você pode executar todas as semanas ou todos os dias. Você vai notar que desta forma seu objetivo não vai mais parecer tão complicado quanto pode ter parecido à primeira vista. Torne essas atividades diárias parte de tarefas mensais a serem cumpridas.

Se você sentir que é muito, reavalie suas prioridades e, temporariamente, coloque alguns de seus objetivos de lado, se necessário.

Verifique o andamento de seu plano com frequência. Um calendário, agenda, ou nota adesiva na geladeira, entre outras coisas, podem ajudar muito. Criae um mural para monitorar o desempenho de atividades ou mantenha um diário para registrar seus sucessos, pequenos ou grandes. Acompanhe o progresso que você está fazendo no caminho para seus objetivos.

Se as coisas não vão bem, pergunte a si mesmo "por que?". A desculpa mais comum nesses casos é a conhecida frase: "Eu não tenho tempo". Se você diz isso muito, considere investigar para onde seu tempo está indo. Um diário simples ou um aplicativo de controle da utilização do tempo (time tracking) pode ajudar muito. Descubra se atividades menos gratificantes estão tomando muito do seu tempo para que você possa fazer a respeito.

Lembre-se sempre de uma coisa importante: a fim de prosperar em suas resoluções, você tem que tornar as atividades que fazer a fim de alcançá-los em parte da rotina. Mudanças reais precisam de um esforço constante. Uma vez na academia só vai fazer você sofrer de dor por dias, meses de persistência trarão resultados. Isso custa força de vontade. Você não precisa tentar ser um herói e realizar atividades simultâneas.

Nós da primaERP vamos manter nossos dedos cruzados por você. Tenha um ano de sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 erros que resultam em falta de tempo

Ferramentas úteis para equipes remotas, teletrabalho e home office

A história do cliente - Maturus, n.p.o.