7 bons hábitos de um empreendedor de sucesso



Uma vez que você conseguiu estabelecer seu negócio, certamente perguntarão o que ajudou a torná-lo possível. Possivelmente porque as pessoas querem saber se também têm em si o que é preciso para um empreendimento de sucesso. A verdade é que diferentes projetos pedem diferentes habilidades e diferentes combinações de talentos e circunstâncias podem levar ao êxito. No entanto, há hábitos que podem ajudar independente de aptidões inatas. Aqui estão sete dicas que acreditamos que podem ajudar.


1. Nunca pare de aprender


Aprender sempre com humildade e inteligência é importante. Se alguém tem conhecimento a oferecer, não recuse. Você pode ouvir e aprender com isso, mesmo (ou, quem sabe, especialmente se) você é cético ou discorda com o apresentado. A vontade de aprender e escutar só pode ajudar.

2. Observe seus concorrentes e o mercado


Empreendedores não devem se concentrar inteiramente naquilo que se passa dentro das paredes de seus negócios. Devem sempre observar o que a concorrência está fazendo e estar prontos para antecipar seus passos. Ignorar o ambiente do mercado é um dos maiores erros que um empresário pode fazer por mais que acredite que seu produto seja único.

3. Manter pessoas de valor a seu redor


As pessoas na empresa criam seu ambiente e que influenciam as uns aos outros. Pessoas positivas ajudam a conduzir os empreendimentos ao sucesso. É importante valorizá-las e fazer o que está em seu poder para mantê-las por perto. Uma atitude mental positiva é contagiante. Infelizmente, uma atitude mental negativa também é. Tenha isso em mente e considere que a contribuição de um bom funcionário vai além dos resultados numéricos.

4. Seja um líder, não um chefe


Aquele que dirige uma empresa deve ter um papel ativo no impulsionar da empresa para o sucesso. O empresário deve ser um modelo e se envolver nos processos operacionais da empresa em diferentes níveis. Tenha em mente que a cooperação é mais eficaz do que autoridade.

5. Planeje com antecedência


Isso não deve ser difícil para a maioria dos empreendedores, já que para, muito provavelmente, seus empreendimentos nasceram de uma epifania visionária. A ideia aqui é apenas continuar fazendo isso. Olhe à frente e defina os próximos passos. Mantenha um espírito de expansão constante e vá em direção ao horizonte. Organização e estratégia (gestão de projetos e time tracking podem ajudar aqui) podem ser ferramentas para alcançar metas. Não importa o quão inóspito seja o mercado, um bom planejamento pode tornar possível. A falta dele pode garantir o insucesso.

6. Cultive a paixão que lhe impulsionou


Lembre-se da paixão que levou você a empreender e valorize-a. Lembre-se daquela sensação quando se sentir frustrado e desmotivado. Entenda que esses sentimentos negativos são partes muito naturais do processo. Mesmo que a empresa passe por tempos difíceis, há a paixão para você confiar e mudar as coisas.

7. Trabalho duro


Parece óbvio mas, a longo prazo, pode se tornar difícil. Pode facilmente acontecer que, uma vez superados os desafios iniciais, as pessoas sintam que merecem um descanso. Devem fazê-lo. No entanto é preciso ter sempre em mente que há constantemente novos desafios e novos começos. Identifique essas novas fases e continue a dar o seu melhor.

Agora que você sabe sobre nossos sete principais hábitos. Quais são os seus? O que você acrescentaria?

Nota: conheça o primaERP, um aplicativo de controle da utilização do tempo e gestão de equipes que pode ajudar, e muito, nesta empreitada.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 erros que resultam em falta de tempo

Ferramentas úteis para equipes remotas, teletrabalho e home office

A história do cliente - Maturus, n.p.o.