8 erros que resultam em falta de tempo

Gestão de tempo para aproveitar melhor a vida

No século 21 a equação, anteriormente universalmente aceita, "tempo = dinheiro" tem falhas graves. Não é possível ganhar, economizar, pedir emprestado ou roubar tempo. É difícil medir o valor do tempo e, por isso, a gestão do tempo adequada torna-se tanto o alfa quanto o ômega, não só para gestores mas para todos aqueles que desejam alcançar algo significativo na vida. 



Se você também está pensando em como investir o seu tempo de forma adequada, leia este artigo. Trazemos algumas reflexões acerca dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao gerenciar a coisa mais valiosa que têm: o tempo.

1) Não planejar o suficiente


A maioria das pessoas, de alguma forma, planeja seus dias úteis. No entanto, não costuma incluir seus fins de semana no planejamento. Claro, podemos dizer, "É fim de semana e eu não quero pensar em nada" mas, se você não tem planos para o fim de semana, pode acabar desperdiçamdo muito do tempo deles. Faz sentido viver plenamente só no trabalho?

2) Focar nas coisas erradas


A fim de gerir o tempo de forma inteligente, as pessoas devem investir em coisas que são realmente importantes para elas próprias. Não importa se para você isso é seu trabalho, onde você investe a maior parte do dia, ou sua família. Apenas se oriente de modo que a maior parte de seu tempo seja dedicado às coisas que você realmente gosta e com as quais se preocupa.

3) Falta de concentração


Este é um problema enfrentado por muitas pessoas. Aí está você, trabalhando em seu computador e, de repente, em sua rede social favorita, há uma nova solicitação de amizade ou comentário em uma de suas fotos. O que você vai fazer? Certamente você sabe o que deve fazer mas, honestamente... Você consegue se concentrar e ignorar essas distrações?

4) Não estabelecer prazos


Você sabe diferenciar o que precisa ser feito até amanhã, até o final da semana ou até o final do mês daquilo que pode esperar até o próximo ano? Nossa equipe editorial tem a experiência em primeira mão que você não precisa de mais tempo, mas sim de prazos mais rígidos. Funciona, confie em nós.

5) Não ter uma lista de afazeres


Mesmo aqueles que têm um objetivo claro e o perseguem, esquecem da importância de uma lista de afazeres. Não é mais agradável e mais fácil de ter uma lista de pequenos passos a tomar, que levam a grande meta, para que você possa dá-los como concluídos ao fim de cada tarefa, do que ter um uma montanha inteira a ser trilhada como um só obstáculo?

6) Não saber como descansar


Talvez seja um paradoxo, mas muitas vezes menos significa mais. Quando as pessoas estão sob constante pressão e estresse, perdem a perspectiva e podem facilmente não perceber o fato de que a situação pode haver mudado de repente e substancialmente... Mas não seria melhor fazer uma pausa, com calma olhar para o trabalho já feito e esclarecer os próximos passos?

7) Ser perfeccionista


Muito tempo é gasto em detalhes ao invés de ser aplicado para seguir em frente. Pessoas criativas podem melhorar algo indefinidamente. Mesmo as melhores coisas podem nunca ser perfeitas o suficiente. Chega um momento em que é necessário dar o trabalho por terminado. Aprenda a reconhecer neste momento para que você não fique em uma tarefa mais do que o necessário.

8) Não registrar a utilização do tempo


Você pode se surpreender ao descobrir como você está realmente investindo seu tempo, e o como é pouco o tempo destinado a coisas que são realmente importantes. Engarrafamentos, conversar com os colegas, Internet e redes sociais – apenas uma pequena lista de consumidores de tempo que roubam uma grande parte de nossas vidas. Tente registrar a utilização de seu tempo e analisar seus registros uma vez por semana. Você pode utilizar o primaERP, nossa ferramenta de monitoramento de tempo: ou o tradicional lápis e papel. É um fato bem conhecido que não se pode melhorar aquilo que não se pode medir.

Mesmo nossa equipe primaERP é formada por pessoas que, por vezes, lutam com a autodisciplina e não conseguem dormir a noite inteira quando um prazo que se aproxima. É importante explorar e conhecer nosso tempo. Só assim seremos capazes de melhorar a forma como utilizá-lo para que possamos tirar dele o melhor.

E você? Quais erros você está cometendo? O que tem feito a respeito disso? Consegue ter uma bom panorama de seu trabalho e de seu tempo?


Comentários

Michel Campillo disse…
Ser gestor é ser responsável pela organização do seu próprio tempo. São ótimos conceitos e dicas para tornar qualquer pessoa mais organizada.

Postagens mais visitadas deste blog

8 erros que resultam em falta de tempo

Ferramentas úteis para equipes remotas, teletrabalho e home office

Bem-vindo prima:Time, diga adeus ao primaERP 🙌