Por que a nuvem está deixando outros tipos de data center para trás?

Seria este termo cada vez mais utilizado, “nuvem”, um simples apelido para aquilo que já conhecemos como “data center”? Estará a nuvem fadada a desaparecer junto com a próxima tendência de TI? 

No caso da nuvem, estamos sendo testemunhas de algo realmente novo e que está alavancando os esforços da humanidade no campo de TI. O que seria a nuvem e por que ela é diferente?



Primeiramente, deixemos claro aquilo que a nuvem não é. Apesar da vontade dos construtores e investidores de armazenamento de dados, a nuvem não é um espaço físico ocupado por computadores e servidores nos quais se aluga espaço.

A nuvem é diferente

A nuvem não somente transferiu as preocupações relativas à manutenção, energia, refrigeração, etc. às mãos dos usuários e prestadores de serviços. Além disso, criou algo muito maior: uma unidade que interconecta computadores e data center remotos através de programas inteligentes que permitem encontrar soluções remotas e automáticas de acordo com as necessidades do cliente.

Benefícios da nuvem

Sistemas informáticos surgiram por todo o planeta, distribuídos por vários continentes, expandindo como fungos em uma floresta húmida. Observe você mesmo quais os maiores benefícios para o cliente:

- Não requer manutenção por parte do usuário.
- Permite mais aproveitamento do equipamento e, com isso, melhores preços.
- Flexibilidade imediata de serviços e desempenho, segundo as necessidades específicas do usuário.
- Grande resistência contra ataques.

caso ocorra, por exemplo, uma sobrecarga ou mesmo dano físico em alguma parte da nuvem, as tarefas do cliente passariam a ser processadas em outra parte do planeta, sem que houvesse qualquer interrupção. Chega a lembrar ficção científica. Não é. Boas vindas ao século XXI.

Todos utilizamos a nuvem

Você pode pensar que não tem relação alguma com a nuvem mas, quando utiliza sites de busca, Google Maps, Facebook, Linked-In, Twitter, conta Apple ou Google em seus dispositivos móveis, está desfrutando dos benefícios da nuvem. Está ali há muito tempo, em nossa vida cotidiana, a nosso lado como nosso assistente.

Não preciso mais de minha usina elétrica pessoal

Passamos hoje por mudanças fundamentais em termos de TI. Os sistemas informáticos mais complexos, de difícil manutenção, estão sendo substituídos passo a passo pela nuvem. Assim como há décadas já não é mais útil a cada fábrica ter sua usina elétrica particular, atualmente está se tornando obsoleto manter uma sala cheia de servidores. A nuvem está vencendo a disputa e não porque simplesmente está na moda mas por ser algo realmente útil.


E você? O que pensa da nuvem? Escreva-nos e compartilhe sua opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 erros que resultam em falta de tempo

Ferramentas úteis para equipes remotas, teletrabalho e home office

A história do cliente - Maturus, n.p.o.