Como liderar a sua equipe com mais eficácia, trabalhando de casa - Lifestyle com prima: Time

Há mais de um ano, trabalhar em casa tornou-se o novo normal. Portanto, pensamos que seria uma boa ideia dar-lhe algumas dicas sobre como liderar a sua equipe de forma virtual, em vez de o fazer pessoalmente.

Sabia que é essencial sentar-se um pouco com a sua equipe para tomar um café? Continue lendo e descobrirá como liderar a sua equipe com sucesso.

Planear, planear, planear

Para si, como líder, é mais desafiante liderar a sua equipe virtualmente. A atribuição de tarefas e a comunicação é mais difícil comparada com a possibilidade de resolver rapidamente possíveis mal-entendidos tendo os membros da sua equipe sentados a seu lado.

Deixe claro no que vai e no que não vai trabalhar. Defina algumas metas de curto prazo que poderá concluir numa questão de semanas. Planeie com cada membro da sua equipe quem estará disponível a que horas e quando poderá contactá-los.

Trabalhar em casa oferece uma oportunidade única de organizar o seu tempo de acordo com os seus planos ou de acordo quando sabe que é mais produtivo. Alguns são mais produtivos depois do meio-dia, outros pela manhã.

Comunique com a sua equipe

O próximo passo, muito importante, é a comunicação. A comunicação passou para e-mails, mensagens de texto e videochamadas. Como líder, precisa de ter alguma confiança nos membros da sua equipe e nas suas habilidades. Todas as semanas, deve perguntar-lhes no que trabalharam, no que estão trabalhando nesse momento e se têm alguma dúvida ou precisam de ajuda com algo. A sua equipe saberá dessa forma que está lá para os ajudar e que o podem sempre consultar.

Não se esqueça de socializar

Com o trabalho remoto, a socialização no escritório deixou de existir. Segundo Zdeněk Fibich, compensamos esse contato com as pessoas com quem vivemos e criamos laços sociais com elas porque agora estamos com elas o tempo todo. É aqui que surge um "café online". Faça um encontro online semanal para um café, para conversar sobre problemas, planos com a sua família ou qualquer coisa que não esteja relacionada com trabalho para deixar a sua equipe mais relaxada e principalmente para os deixar falar uns com os outros.

Defina expectativas claras

Um dos problemas com o trabalho remoto é que às vezes as pessoas não conseguem parar de trabalhar. Esse comportamento pode levar ao excesso de horas extras, redução da produtividade e uma degradação dos relacionamentos pessoais. O mesmo se aplica a si, como gerente. Cabe-lhe definir alguns limites e instruções que a sua equipe seguirá e obedecerá. Todos devem definir um horário para estarem disponíveis e para ser consultados. Deve também definir uma alocação clara de horários, evitando que os seus membros de equipe trabalhem depois do expediente. Após uma reunião de trabalho defina prazos para as tarefas discutidas, uma nova reunião informal ou uma pausa para um café online.

Use um sistema de rastreamento de tempo

Outra possibilidade é usar um software de monitorização de tempo. Com esta ferramenta, poderá ver em que projetos a sua equipe trabalhou, está trabalhando atualmente ou nos quais irá trabalhar. E isso é algo que lhe podemos oferecer. Graças a nós, poderá monitorizar a atividade dos seus funcionários, ver em que dia e a que horas a sua equipe é mais produtiva e, graças aos diversos tipos de relatórios oferecidos, poderá – por exemplo – ver que pedidos ou atividades foram concluídas a tempo ou estão ainda atrasadas.

Tem algumas dicas úteis que o ajudaram a liderar a sua equipe de forma mais eficaz? Acumulou experiência suficiente sobre como trabalhar em equipe, durante o último ano? Informe-nos na seção de comentários abaixo e… vemo-nos na próxima vez!

A sua equipe:Prima 🕓

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 erros que resultam em falta de tempo

Ferramentas úteis para equipes remotas, teletrabalho e home office

A história do cliente - Maturus, n.p.o.